New short link!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O primeiro passo para uma Máquina Laser

Podemos lamentarmo-nos, e desisitir, quando não temos os fundos necessários para comprar uma Máquina CNC de Corte por Laser...
Ou então, podemos usar o que esteja mais à mão, económicamente, para juntar o dinheiro necessário!

Eis que chega em acção a Dremel Trio, essa pequena maravilha que perfura, corta a 360º, fresa, e lixa... 


Pois basta uma Bancada, feita à bruta, mas sólida quanto baste, para nela se enfiar a Dremel, com a ponta virada para cima:


Não mostrada na Foto, está o acessório de ligação ao Tubo do Aspirador, e o Aspirador, é claro, mas dá para perceberem a ideia.

E eis como a coisa não cai, fiz um furo na mesa, onde fixei um par de peças onde se encaixa a peça em Plástico preto do Dremel, uma central, redonda, feita com uma vulgar Serra Craniana, no Berbequim, Madeira cortada em 2 dIâmetros, e serrada e lixada até caber lá a peça, e ainda ter entrada de ar para que o Acessório que liga ao Tubo do aspirador puxe as aparas à vontade: 


A outra parte, é fixa à parte redonda por 3 Parfusos, e então fixa à Mesa, por baixo, por 3 Parafusos maiores. enfia-se a peça que vêem, no lugar, fixa-se a parte detrás por um parafuso enfiado na borda do corte na mesa, e já temos com que cortar Placa, à larga!


Eis a coisa no seu lugar, este Arranjo tem várias vantagens sobre uma Serra Pendular.

-Fura buracos nas peças, e continua a cortar, sem se mudar de Ferramenta de Corte;

-Corta em todas as direcções, pelo que não têem de se torcer todos, nem virar a peça a ser cortada, para seguir um contorno;

-Dremel, significa qualidade, e rapidez, corta Acrílico como manteiga, e o Acabamento é quase indistinguível do de uma Máquina de Corte a Laser.


Por isso, mãos à obra, e façam vocês mesmo a vossa Cortadora de Placa!




Sem comentários:

Enviar um comentário