New short link!

domingo, 31 de maio de 2009

Um torno à desenrasca


Não, isto NÃO é EXACTAMENTE um Torno, mas num enrascanço, faz algo como trabalhos de Tornearia simples, em peças pequenas.

Claro, se tiverem um Berbequim Monstro, dará para mais... Mas quem tem um Berbequim Profissional, terá dinheiro para um Torno. Ou já não, que a vida está dura.

As noções de Segurança no manuseio de máquinas aplicam-se aqui a dobrar, claro. Vejam na Net, se não sabem.

A imagem é elucidativa, uma questão de prender num Torno firmemente seguro por parafusos numa Bancada de Trabalho. Usem placas de Madeira ou Borracha para evitar que o Torno danifique o Berbequim, e prendam a peça a ser torneada no mandril do tal Berbequim.

Fixem uma placa metálica na bancada, e usando um Torno mais pequeno, trabalhem na peça com ferramentas de corte, ou até pedaços de limas, e outro aço duro, presas nesse Torno. Uma base larga em Madeira permite mais estabilidade ao Torno, e também desliza mais fácilmente sobre a Placa metálica.

Mas não é tudo:



Se a base de Madeira do Torno que segura as ferramentas de corte tiver uma ponta, e exactamente debaixo da peça a ser torneada, se colocar, firmemente fixa, uma Bitola, na imagem a Amarelo, que guia a ponta, com jetito, fazem-se várias peças iguais.

É bom! :)

Tudo o que envolve altas rotações e máquinas, deve ser manuseado com cuidado. Evitem trabalhar nisto com cabelos ou roupas compridas, NUNCA segurem nas mãos uma peça de corte, apontando para cima, para a peça a tornear, e não devem haver problemas.

2 comentários:

  1. legal boa idéia
    mas ja fiz um com motorzinho de toca fitas ...
    para fazer rodas de carrinhos em miniaturas

    ResponderEliminar
  2. Se ele funciona, é o que é preciso!

    ResponderEliminar